Pular para o conteúdo principal

Uma imagem de São Tomé das Letras.


Ajude-nos a contar a história de Carmo da Cachoeira. Aproveite o espaço "comentários" para relatar algo sobre esta foto, histórias, fatos e curiosidades. Assim como casos, fatos e dados históricos referentes a nossa cidade e região.

Recebemos o convite de Ary para conhecer mais fotos de São Tomé das Letras em seu álbum no Flickr.



Próxima imagem: Senhor dos Passos em Carmo da Cachoeira - MG.
Imagem anterior: Próximo a Cruzília a busca do Engahy Abaixo.

Comentários

Anônimo disse…
Apparecida Gomes do Nascimento Thomazelli, no capítulo 8 de sua obra "As Famílias de Nossas Famílias", a partir da p. 123 estuda a descendência de GOMES ANTÔNIO DO NASCIMENTO, casado com dona Antônia Josefa da Conceição de Oliveira, filha legítima de Antônio Luís dos Santos (natural de Prados) e de dona Maria Josefa da Conceição (primeiro casamento em Aiuruoca e segundo em Campanha).

Antônio Luís dos Santos faleceu viúvo em São Thomé das Letras aos 80 anos, aos 04.11.1846, foram pais de:
1. Antônia Josefa da Conceição Oliveira, casada com Gomes Antônio do Nascimento^;

2. Maria Antônia de Oliveira, casada com José Francisco Teixeira.
Foram pais de, pelo menos:
*Ana Joaquina do Espírito Santo c.c. José Gonçalves de Góis, que faleceu em São Thomé das Letras aos 71 anos de idade, em 25.03.1874
* Manuel José Gonçalves c.c. Umbelina Maria de Cássia, filha legítima de Tomé Gonçalves Valim e de dona Vicência Umbelina de Cássia. Dona Umbelina Maria de Cássia faleceu em São Thomé das Letras, aos 23.07.1897.
O quarto filho de Manuel e Umbelina, o Antônio José dos Santos, casado com dona Ana Maria de Jesus, foram pais de João, nascido e batizado em São Thomé das Letras, no ano de 1870. Foram padrinhos de JOÃO: Manuel José do Nascimento de dona Maria Rita do Carmo, mulher de JOÃO RIBEIRO DE MORAES.
Anônimo disse…
"Nossa mãe, MARIA CÂNDIDA, era filha de MANUEL FRANCISCO DE QUADROS e de dona ANA BARBARA MARQUES". É desta forma que Thomazelli inicia, na p.285 de "As Famílias de Nossas Famílias", o estudo de seus ancestrais, na linhagem materna. Diz ela:

O mais antigo MARQUES, que pudemos encontrar foi JOSÉ MARQUES BRANDÃO, cuja ascendência ignoramos, e que era casado com dona CUSTÓDIA MARIA DE JESUS, filha de ANTÔNIO DA COSTA LIXA e de TOMÀSIA DE LIMA. Tais dados os obtivemos através do Testamento de dona CUSTÓDIA MARIA, datado de 06.11.1827. Por ele sabemos que o casal teve os seguintes filhos:
- ANA ROSA c.c. JOSÉ MARIANO, já falecidos por ocasião do testamento.

- JOSÉ JOAQUIM MARQUES.

- VICÊNCIA MARIA

- ANTONIO JOAQUIM MARQUES c.c. dona VITÓRIA MARIA DA TRINDADE

- MARIA CUSTÓDIA c.c. QUINTILIANO.
Nossas pesquisas não se aprofundaram, razão pela qual só podemos enumerar os descendentes de ANTONIO JOAQUIM MARQUES e de dona VITÓRIA MARIA DA TRINDADE, aliás o MARQUES que nos toca mais de perto.

Em CARMO DA CACHOEIRA, nesse ano de 2008, os MARQUES, de tradicional família, estão ligados ao setor comercial. A propriedade rural, preservada através de gerações, fica na zona norte do Município, nas proximidades da Fazenda Maranhão, e bem próxima da rodovia Fernão Dias.
Anônimo disse…
O Projeto Partilha, buscando saber que mais estava pelas imediações encontrou, no Inventário de JOÃO DANIEL DE CARVALHO, arquivado no Museu Regional de São João del-Rei na caixa 435. Sua inventariante foi ANA FRANCISCA DE CASTRO, a viúva e em 05.07.1808. Fl.02 diz o seguinte: "dona ANA FRANCISCA DE CASTRO, viúva de JOÃO DANIEL DE CARVALHO que por falecer sem filhos vem a recair a herança em seu pai o Capitão ANTONIO PEREIRA DE CARVALHO morador como a suplicante na Freguesia de Lavras.

fl.05 DIVIDAS PASSIVAS:
- capitão Valentim José da Fonseca (FAZENDA MARANHÃO)
- JOAQUIM INÁCIO DE CARVALHO
- Licenciado JOSÉ DA SILVA CAMPOS
- TOMÁS DE AGUIAR ALVES DE AZEVEDO
- JOÃO FERREIRA DA CRUZ
- BENTO FRANCISCO LIMA
- JOSÉ ANTONIO DE CASTRO MOREIRA
- JOSÉ JOAQUIM FERREIRA
- Capitão FRANCISCO JOSÉ DE ARAUJO e ao Guarda Mor JOÃO MARQUES
- ANTONIO DE SOUZA
- FRANCISCO, escravo de ANTONIO PINTO
- JOÃO VICENTE FERREIRA

Fl. 11
Relação dos bens que tocou ao inventariado por falecimento de sua mãe (madrasta) JACINTA BERNARDA DA VEIGA (JACINTHA).

BENS DE RAÍZ:
- casas no Arraial de Lavras
- terras minerais
- Fazenda dos Três Ferros que confrontam com
Capitão VALENTIM JOSÉ DA FONSECA (AFONSECA), leia-se FAZENDA MARANHÃO;
com o Reverendo JOÃO FRANCISCO DA CUNHA;
com ANTONIO PINTO DE MORAES
e com FRANCISCO XAVIER DA CRUZ.

OBSERVAÇÃO: Antonio Pereira de Carvalho teve dois casamentos: * em primeiras núpcias com dona Ana Branca de Toledo. Cf. ARY FLORENZANO, "descendentes de Amador Bueno". AGB Vol. VI, 1944, item QN36 e em José Guimarães;

* em segundas núpcias JACINTHA BERNARDA DA VEIGA (Jacinta), filha de Antonio Manoel da Veiga e Maria Antônia de Jesus (III). Jacinta e Antonio foram pais de MARIANNA CLARA DO NASCIMENTO c.c. FLÁVIO ANTONIO DA CONCEIÇÃO, "Sos oito dias do mês de janeiro do ano (...) 1809 nesta matriz, Flávio Antônio da Conceição, filho do alferes JOSÉ ISIDORO DA SILVA e LAUREANA ANGÉLICA VILLAS BOAS, cas. com dona MARIANNA CLARA DO NASCIMENTO, filha legítima do capitão Antonio Pereira de Carvalho e de dona Jacintha Bernarda da Veiga (Jacinta). Santa Ana das Lavras do Funil.

Para ANTONIO PINTO DE MORAES, Cf. JOÃO PERES DE GUSMÃO, capitão.
Aportes à Genealogia Paulistana, " Carolina Leopoldina de Souza, viúva de ANTONIO PINTO DE MORAES", em 08.07.1842, viúva contrae segundas núpcias com João Pedro de Mattos.
Anônimo disse…
Site consultado pelo Projeto Partilha - Mariana Vitória de Moraes - Windows Internet Explorer. 1860. Projeto Compartilhar.

Algumas ligações:
Site - Manoel da Costa Valle - Windows Internet Explorer

- Capitão José Manoel de Oliveira e Brígida Antonia da Silva.
Anônimo disse…
Falar em Bartolomeu Bueno da Silva para os cachoeirense, é lembrar-se imediatamente do Historiador e Genalogista - Três Pontas-, Paulo Costa Campos, um de seus descendentes. Paulistas e Pitangui tem um sério "caso de amor". Pitangui era um reduto paulista e potentados e, consequentemente um ponto de confronto com medidas do governo colonial, como por exemplo "Motins em Pitangui, 1717-1720).

Laércio Massaru Honda, defendeu sua tese de Mestrada pela Universidade Estadual de Campinas, no Histituro de Economia. Programa de Pós-graduação em História Econômica. O tema, por ele abordado fi: Francisco Pinheiro: as atividades de um comerciante de grosso trato na América Portuguesa (1703-1749. Campinas. São Paulo. 2004. É um trabalho que vale a pena ser estudado. Dentre tantas outras informações existe esta:
"A Coroa e seus conselheiros demoraram compreender integralmente a importância econômica das descobertas auríferas. Provavelmente porque os rendimentos do ouro ainda não se faziam sentir na metrópole.
Em 1695, das quatro fundições existentes para a cobrança do quinto, a mais próxima da região mineradora era a de Taubaté. Ficando a cargo dos mineiros trazerem seu ouro em pó ou em pepitas para serem fundadas e descontadas a quinta parte. O cumprimento da lei ficava a cargo da honestidade de cada um. Logicamente os mineiros acabavam dispondo dele clandestinamente, trocando por produtos de sua necessidade ou vontade".

O período estudado por Laércio Honda, e publicado através de seu trabalho acima citado, foi a época em que os bandeirantes residentes em Pitangui foram atingidos por medidas governamentais. Foi como consequencia dos atos expedidos por Pedro Miguel de Almeida Portugal e Vasconcelos, quarto Conde de Assumar e terceiro Governador e Capitão-Mor da Capitania de São Paulo e Minas de Ouro no Brasil, que Pitangui deixou de ser um local bom para se viver por paulistas. Assi, o ancestral de Paulo Costa Campos, BARTOLOMEU BUENO DA SILVA rumou para as minas de Goiás. Outros buscuram, através dos rios -"caminhos que andam", a bacia do Rio Grande e seus afluentes, locais já ocupados por muitos, posteriormente exterminados. Encontramos os ancestrais do historiador Paulo Costa Campos em Lavras do Funil, Ibiturana, Rosário de Lavras, Sapucaí, "Pinheirinhos" - Engahy Velho, entre outros. Encontramos também tentando novos rumos a Família "MORAES", que tem suas raizes, na região do sul de Minas, os descendentes de Pedro de Moraes Navarro, casado com dona Ana Moreira de Godói.

Em Thomazelli, p.289, vamos encontrar, naturais de Pitangui, João Evangelista de Carvalho, casado com dona Cândida Virgílina de Castilho, pais de Joaquim Cândido de Carvalho, casado com dona Iria Cândida de São José. O casamento aconteceu em Batatais, em 04.03.1868. Dona Iria Cândida era filha de HENRIQUE JOSÉ MARQUES (f.l. de Antônio Joaquim Marques e de dona Francelina Maria dos Santos) e de dona MARIA DAS DORES GUIMARÃES (São Sebastião do Paraíso). Iria Cândida era neta materna de JOSÉ JOAQUIM MARQUES e de sua mulher Heliadora Policena Guimarães.
Anônimo disse…
José Roberto de Alencar Moreira, autor de História da família Seixas de Alencar. Brasília, 200,, p.21, diz:

A FAMÍLIA ALENCAR.

A Origem dos Alencares no Brasil.

A colonização do interior da Bahia ocorreu devido a expansão pecuária, que dava suporte às usinas de cana-de-açucar, e seguiu margeando os grandes rios. Garcia D´Avila foi iniciador deste grande movimento de penetração povoadora, mas este só atravessou o RIO SÃO FRANCISCO (que também era conhecido por rio dos currais) após a capitulação dos holandeses em meados do século XVII. Na segunda metade do século XVII, exploradores vindos da Bahia a serviço da "Casa da Torre" dos GARCIA D´AVILA", junto com os BANDEIRANTES PAULISTAS, começaram a devassa da região onde viviam os belicosos índios cariris. Esta região localiza-se nos limites do que hoje são o oeste de Pernambuco, oeste da Paraíba do sul do Ceará.

Lembrando que a "Casa da Torre" dos Garcia D´Avila tem ligação com São Pedro de Rates (Rattes).

Na p.38 da referida obra obra encontramos, na região de Minas Gerais, assinalados os seguintes pontos: Alfenas, Itajuba, Rio Preto, além de São Paulo e Rio de Janeiro. O autor esclarece: "Com a queda do preço da borracha a família Seixas de Alencar mudou-se em 1920 para Bragança (PA) e depois para Santa Bárbara (AM), onde José Pordeus de Alencar trabalhou como comerciante (...).
Em 1924, a família estava em Itajubá (MG). Em 1925, Alfenas (MG)
Anônimo disse…
Famílias "CONCEIÇÃO" e "REZENDE"

... e, no tempo dos "BARÕES",

segundo Cecílio Elias Netto, em publicação no Almanaque 2002/3, sob o título Memorial de Piracicaba, uma história, que é parte de nossa história.

O Clã Rezende
" A família Rezende tem uma das mais brilhantes genealogias na história do país. O berço é na fazenda ENGENHO VELHO DE CATAGUÁS, no município de LAGOA DOURADA, Minas Gerais. No século XVIII, no velho solar da fazenda, estabelecem-se João de Rezende Costa e sua mulher Helena Maria, de família vinda dos Açores.
Uma das filhas de João de Rezende Costa, Josepha Maria de Rezende, casou-se com o Coronel Severino Ribeiro, um cavaleiro de milícias de São João d´El Rey".
Anônimo disse…
Ao buscar conhecer os descendentes de sua mãe, dona Maria Cândida, filha legítima de Manuel Francisco de Quadros e de dona Ana Bárbara Marques, a genealogista Apparecida Gomes do Nascimento Thomazelli, p.307, cita dona MARIA PAULINA MARQUES, natural de Canoas - atual (1984) Claraval, casada com JOÃO EVANGELISTA TEIXEIRA, natural de Lavras, Minas Gerais, filho legítimo de Miguel Antônio Teixeira.
No inventário de José Joaquim Teixeira aparece o nome de "João Evangelista Teixeira", entre muitos outros que já nos é familiar. Entre os BENS DE RAIZ, há uma citação às fls. 38 v. "mais Bens de Raiz: uma fazenda de cultura e criar sita nas margens do Rio Borrachudo, Termo da Via de PITANGUI".

Arquivo

Mostrar mais

Postagens mais visitadas deste blog

Tabela Cronológica 10 - Carmo da Cachoeira

Tabela 10 - de 1800 até o Reino Unido - 1815 - Elevação do Brasil a Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves - 1815 ü 30/Jan – capitão Manuel de Jesus Pereira foi nomeado comandante da Cia. de Ordenanças da ermida de Campo Lindo; e ü instalada a vila de Jacuí . 1816 1816-1826 – Reinado de Dom João VI – após a Independência em 1822, D. João VI assumiu a qualidade e dignidade de imperador titular do Brasil de jure , abdicando simultaneamente dessa coroa para seu filho Dom Pedro I . ü Miguel Antônio Rates disse que pretendia se mudar para a paragem do Mandu . 1817 17/Dez – Antônio Dias de Gouveia deixou viúva Ana Teresa de Jesus . A família foi convocada por peritos para a divisão dos bens, feita e assinada na paragem da Ponte Falsa . 1818 ü Fazendeiros sul-mineiros requereram a licença para implementação da “ Estrada do Picu ”, atravessando a serra da Mantiqueira e encontrando-se com a que vinha da Província de São Paulo pelo vale do Paraíba em direção ao Rio de Janeiro, na alt

A organização do quilombo.

O quilombo funcionava de maneira organizada, suas leis eram severas e os atos mais sérios eram julgados na Aldeia de Sant’Anna pelos religiosos. O trabalho era repartido com igualdade entre os membros do quilombo, e de acordo com as qualidades de que eram dotados, “... os habitantes eram divididos e subdivididos em classes... assim havia os excursionistas ou exploradores; os negociantes, exportadores e importadores; os caçadores e magarefes; os campeiro s ou criadores; os que cuidavam dos engenhos, o fabrico do açúcar, aguardente, azeite, farinha; e os agricultores ou trabalhadores de roça propriamente ditos...” T odos deviam obediência irrestrita a Ambrósio. O casamento era geral e obrigatório na idade apropriada. A religião era a católica e os quilombolas, “...Todas as manhãs, ao romper o dia, os quilombolas iam rezar, na igreja da frente, a de perto do portão, por que a outra, como sendo a matriz, era destinada ás grandes festas, e ninguém podia sair para o trabalho antes de cump

A família do Pe. Manoel Francisco Maciel em Minas.

A jude-nos a contar a história de Carmo da Cachoeira. Aproveite o espaço " comentários " para relatar algo sobre esta foto, histórias, fatos e curiosidades. Assim como casos, fatos e dados históricos referentes a nossa cidade e região. Próxima imagem: Sete de Setembro em Carmo da Cachoeira em 1977. Imagem anterior: Uma antiga família de Carmo da Cachoeira.

Postagens mais visitadas deste blog

Tabela Cronológica 10 - Carmo da Cachoeira

Tabela 10 - de 1800 até o Reino Unido - 1815 - Elevação do Brasil a Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves - 1815 ü 30/Jan – capitão Manuel de Jesus Pereira foi nomeado comandante da Cia. de Ordenanças da ermida de Campo Lindo; e ü instalada a vila de Jacuí . 1816 1816-1826 – Reinado de Dom João VI – após a Independência em 1822, D. João VI assumiu a qualidade e dignidade de imperador titular do Brasil de jure , abdicando simultaneamente dessa coroa para seu filho Dom Pedro I . ü Miguel Antônio Rates disse que pretendia se mudar para a paragem do Mandu . 1817 17/Dez – Antônio Dias de Gouveia deixou viúva Ana Teresa de Jesus . A família foi convocada por peritos para a divisão dos bens, feita e assinada na paragem da Ponte Falsa . 1818 ü Fazendeiros sul-mineiros requereram a licença para implementação da “ Estrada do Picu ”, atravessando a serra da Mantiqueira e encontrando-se com a que vinha da Província de São Paulo pelo vale do Paraíba em direção ao Rio de Janeiro, na alt

Carmo da Cachoeira — uma mistura de raças

Mulatos, negros africanos e criolos em finais do século XVII e meados do século XVIII Os idos anos de 1995 e o posterior 2008 nos presenteou com duas obras, resultadas de pesquisas históricas de autoria de Tarcísio José Martins : Quilombo do Campo Grande , a história de Minas, roubada do povo Quilombo do Campo Grande, a história de Minas que se devolve ao povo Na duas obras, vimo-nos inseridos como “Quilombo do Gondu com 80 casas” , e somos informados de que “não consta do mapa do capitão Antônio Francisco França a indicação (roteiro) de que este quilombo de Carmo da Cachoeira tenha sido atacado em 1760 ”.  A localização do referido quilombo, ou seja, à latitude 21° 27’ Sul e longitude 45° 23’ 25” Oeste era um espaço periférico. Diz o prof. Wanderley Ferreira de Rezende : “Sabemos que as terras localizadas mais ou menos a noroeste do DESERTO DOURADO e onde se encontra situado o município de Carmo da Cachoeira eram conhecidas pelo nome de DESERTO DESNUDO ”. No entanto, antecipando

Diácono Romário - Ordenação Presbiterial

 A Diocese de Januária, minha família e eu, Diácono Romário de Souza Lima temos a grata satisfação de convidar você e sua família para participarem da Solene Celebração Eucarística, na qual serei ordenado sacerdote pela imposição das mãos e Oração Consecratória do Exmo. Revmo. Dom José Moreira da Silva, bispo diocesano, para o serviço de Deus e do seu povo. Dia 18 de maio de 2022. às 19h, na Catedral Nossa Senhora das Dores em Januária - MG Primeiras Missas 19 de maio às 19hs na Catedral Nª Srª das Dores 20 de maio às 19hs na  Comunidade Santa Terezinha de Januária 21 de maio às 19hs na Comunidade Divino Espírito Santo em Januária Contatos: (38) 99986-6552 e martimdm1@gmail.com Reflexão: João 21, 15 - Disse Jesus a Pedro: "Apascenta meus Cordeiros" Texto de Gledes  D' Aparecida Reis Geovanini O cordeiro é o filhote da ovelha. É conhecido como dócil, manso, obediente. É o símbolo da obediência e submissão. Apascentar refere-se a alimentar, cuidar, proteger e orientar, fu

As três ilhoas de José Guimarães

Fazenda do Paraíso de Francisco Garcia de Figueiredo Francisco Garcia de Figueiredo é citado como um dos condôminos / herdeiros da tradicional família formada por Manuel Gonçalves Corrêa (o Burgão) e Maria Nunes. Linhagistas conspícuos, como Ary Florenzano, Mons. José Patrocínio Lefort, José Guimarães, Amélio Garcia de Miranda afirmam que as Famílias Figueiredo, Vilela, Andrade Reis, Junqueira existentes nesta região tem a sua ascendência mais remota neste casal, naturais da Freguesia de Nossa Senhora das Angústias, Vila de Horta, Ilha do Fayal, Arquipélago dos Açores, Bispado de Angra. Deixaram três filhos que, para o Brasil, por volta de 1723, imigraram. Eram as três célebres ILHOAS. Júlia Maria da Caridade era uma delas, nascida em 8.2.1707 e que foi casada com Diogo Garcia. Diogo Garcia deixou solene testamento assinado em 23.3.1762. Diz ele, entre tantas outras ordenações: E para darem empreendimento a tudo aqui declarado, torno a pedir a minha mulher Julia Maria da Caridade e mai

Distrito do Palmital em Carmo da Cachoeira-MG.

A jude-nos a contar a história de Carmo da Cachoeira. Aproveite o espaço " comentários " para relatar algo sobre esta foto, histórias, fatos e curiosidades. Assim como casos, fatos e dados históricos referentes a nossa cidade e região. O importante Guia do Município de Carmo da Cachoeira , periódico de informações e instrumento de consulta de todos os cidadãos cachoeirenses, publicou um grupo de fotos onde mostra os principais pontos turísticos, culturais da cidade. Próxima imagem: O Porto dos Mendes de Nepomuceno e sua Capela. Imagem anterior: Prédio da Câmara Municipal de Varginha em 1920.

A origem do sobrenome da família Rattes

Fico inclinado a considerar duas possibilidades para a origem do sobrenome Rates ou Rattes : se toponímica, deriva da freguesia portuguesa de Rates, no concelho de Póvoa de Varzim; se antropomórfica, advém da palavra ratto (ou ratti , no plural), que em italiano e significa “rato”, designando agilidade e rapidez em heráldica. Parecendo certo que as referências mais remotas que se tem no Brasil apontam a Pedro de Rates Henequim e Manoel Antonio Rates . Na Europa antiga, de um modo geral, não existia o sobrenome (patronímico ou nome de família). Muitas pessoas eram conhecidas pelo seu nome associado à sua origem geográfica, seja o nome de sua cidade ou do seu feudo: Pedro de Rates, Juan de Toledo; Louis de Borgonha; John York, entre outros. No Brasil, imigrantes adotaram como patronímico o nome da região de origem. Por conta disso, concentrarei as pesquisas em Portugal, direção que me parece mais coerente com a história. Carmo da Cachoeira não é a única localidade cujo nome está vincul

Cemitério dos Escravos em Carmo da Cachoeira no Sul de Minas Gerais

Nosso passado quilombola Jorge Villela Não há como negar a origem quilombola do povoado do Gundú , nome primitivo do Sítio da Cachoeira dos Rates , atual município de Carmo da Cachoeira. O quilombo do Gundú aparece no mapa elaborado pelo Capitão Francisco França em 1760 , por ocasião da destruição do quilombo do Cascalho , na região de Paraguaçu . No mapa o povoado do Gundú está localizado nas proximidades do encontro do ribeirão do Carmo com o ribeirão do Salto , formadores do ribeirão Couro do Cervo , este também representado no mapa do Capitão França. Qual teria sido a origem do quilombo do Gundú? Quem teria sido seu chefe? Qual é o significado da expressão Gundú? Quando o quilombo teria sido destruído? Porque ele sobreviveu na forma de povoado com 80 casas? Para responder tais questões temos que recuar no tempo, reportando-nos a um documento mais antigo que o mapa do Capitão França. Trata-se de uma carta do Capitão Mor de Baependi, Thomé Rodrigues Nogueira do Ó , dirigida ao gove

A Paróquia Nª. Srª. do Carmo completa 155 anos.

O decreto de criação da Paróquia foi assinado pela Assembléia Legislativa Provincial no dia 3 de julho de 1857. Pela Lei nº 805 , a Capela foi elevada para Freguesia, pertencendo ao Município de Lavras do Funil e ficando suas atividades sob a responsabilidade dos Conselhos Paroquiais. O Primeiro prédio da Igreja foi construído em estilo barroco , em cujo altar celebraram 18 párocos . No ano de 1929, esse templo foi demolido, durante a administração do Cônego José Dias Machado . Padre Godinho , cachoeirense, nascido em 23 de janeiro de 1920, em sua obra " Todas as Montanhas são Azuis ", conta-nos: "Nasci em meio a montanhas e serras em uma aldeia que, ao tempo, levava o nome de arraial. (...) Nâo me sentia cidadão por não ser oriundo de cidade. A montanha é velha guardiã de mistérios. Os dias eram vazios de qualquer acontecimento." Ao se referir ao Templo físico dizia: "Minha mãe cuidava do jardim pensando em colher o melhor para os altares da Matriz

O livro da família Reis, coragem e trabalho.

A jude-nos a contar a história de Carmo da Cachoeira. Aproveite o espaço " comentários " para relatar algo sobre esta foto, histórias, fatos e curiosidades. Assim como casos, fatos e dados históricos referentes a nossa cidade e região. Próxima imagem: 24º Anuário Eclesiástico - Diocese da Campanha Imagem anterior: A fuga dos colonizadores da Capitania de S. Paulo

Simpósio Filosófico-Teológico em Mariana

Aproxima-se a conclusão das obras de restauração na Catedral Basílica de Nossa Senhora da Assunção, Igreja Mãe de nossa Arquidiocese. Trata-se de expressivo monumento religioso, histórico e artístico, tombado no âmbito federal pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A Arquidiocese de Mariana, a Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM) e o Instituto Teológico São José (ITSJ) organizam este Simpósio com o objetivo de refletir sobre os trabalhos de restauro que em breve serão entregues à comunidade, bem como debater o significado deste templo, em relação aos aspectos teológicos e sua importância artística e arquitetônica em mais de três séculos de existência. Programação : de 25 à 27 DE MAIO DE 2022 25/05/2022 – Quarta-feira Local: Seminário Maior São José-Instituto de Teologia 19h - SAUDAÇÃO INICIAL - Côn. Nédson Pereira de Assis Pároco da Catedral - Mons. Celso Murilo Sousa Reis Reitor do Seminário de Mariana - Pe. José Carlos dos Santos Diretor da Faculdade Dom