Pular para o conteúdo principal

7 de Setembro em Carmo da Cachoeira - 2008.

A Prefeitura de Carmo da Cachoeira divulga a programação para este 7 de Setembro:

9H
Hasteamento das Bandeiras na Praça Nossa Senhora do Carmo;

9h30
Desfile com saída pela rua Dom Inocêncio, descendo pela rua Artur Tibúrcio, seguindo pela rua Dr. Veiga Lima, até o palanque.

Participação:
- Fanfarra Municipal Carmo da Cachoeira;
- esportistas;
- Escola Infantil Stella Maris;
- Centro de Eduação Infantil Profª Zuleica Caldeira Reis;
- Escola Especial Luciana Reis Villela;
- Escola Municipal Profª Lourdes Galvão;
- Escola Municipal Arlindo Lopes de Oliveira;
- Escola Municipal de Espraiado - Turma Vinculada;
- Escola Municipal São Sebastião;
- Escola Municpal Profª Wanderleia Aparecida do Prado Nascimento; e
- Escola Municipal Dr. Moacir Rezende.

Comentários

As celebrações do 7 de setembro tem que ser vistas, não como mero desfile (que é legal), mas também de maneira crítica, pautando suas ações na busca de uma sociedade mais democrática e mais justa, reconhecendo e reinvindicando os direitos à saúde, educação, moradia, etc. É assim que avançamos, e também, pensamos na escolha do candidato à prefeitura.
Anônimo disse…
Nosso profundo agradecimento a "UM OUTRO MUNDO É POSSÍVEL". A Pátria Brasileira, espaço territorial, neste imenso e sofrido PLANETA AZUL, é constituído, como todos sabemos, de unidades menores, que são os Estados Brasileiros, que por sua vez se organiza em unidades, menores ainda, - seus municípios. O que os une e lhe dá UNIDADE e significado é sua CONSTITUIÇÃO, ou, como querem outros, em sua Carta Magna. A Pátria e seus construtores, ou seja, a sociedade organizada deve avançar constantemente e, sempre direção a construção e reconstrução de ideais amplos e universais que visem sempre o BEM COMUM. Este, o BEM COMUM é o que deverá ser a BANDEIRA levantada pelos que pretendem representar o povo. SEU COMPROMISSO DEVERÁ SER INCONDICIONALMENTE ESTE. Abaixo, aqueles que, diante de uma solicitação do contribuinte responde: "EU TENHO MEUS COMPROMISSOS". Que compromissos são estes, que não levam em conta o BEM COMUM, garantido em nossa CONSTITUIÇÃO? A sociedade não quer isso, quer ver sim, a garantia de que, cada elemento vivo circulante, em qualquer das unidades territoriais sejam bem assistidas e com seus direitos garantidos. Chega de protecionismo e favoritismo. Todos tem direitos e deveres iguais. Quando os pequenos núcleos conseguem romper com o individualismo e os preconceitos, começa a caminhar. Não há que se pensar em "coisas" grandes. Se faz através de pequenos atos conscientes do dia-a-dia. É assim que a Pátria se reconstrói. É numa postagem como fez nosso colaborador. É ousar, é colocar sua visão de mundo para o debate. É mostrar que, "o diferente" compõem-se harmoniosamente com o todo, abrindo, com sua participação, um leque imenso de novas perspectivas. É assim que a sociedade cresce e amadurece. Amadurecida, busca organizar-se e lutar por seus ideais. Continue conosco, sempre, "um outro mundo é possível". Aguardamos com prazer suas críticas, sugestões e participações. Você é sempre benvindo em www.carmodacachoeira.blogspot.com
Anônimo disse…
Carmo da Cachoeira, sem dúvida, é muito, muito especial. Por acaso, vocês perceberam de que é constituído as cores verde e amarelo deste símbolo? De elementos da NATUREZA, nossa maior riqueza. Cabe-nos só respeitá-la, coisa, que nem sempre temos feito. Temos destruído e mutilado vidas vegetais, em nome de ... ... DIVERSÃO ... ..., pura simples e passageiras.
Anônimo disse…
Quando é que vamos ser fortes o suficiente, e aptos para nos organizar? Quando iremos perceber que elegemos nossos representantes e devermos acompanhar seu trabalho? Quando, ao pensar num candidato, nos lembremos de seus feitos em relação a sociedade? Se não fez enquanto cidadão, não fará como representante do povo. Quando vamos boicotar os feitos daqueles que levam à frente propostas, que não benefíciem toda a sociedade? Quando iremos amadurecer, a ponto de aglutinar força e formar grupos que comparecerão as sessões da Câmara e, lá sentados, ouvir e ver como está os representantes estão posicionando diante dos encaminhamentos? A quem, ou a que estão servindo em cada votação.

Com nosso amigo: UM OUTRO MUNDO É POSSÍVEL. Parabéns.
Anônimo disse…
Aproveitem o dia da Independência do Brasil para reler texto assinado pelo Arcebispo de São Salvador da Bahia, em 06/09/2005. O Cardeal Geraldo Majella Agnelo, num texto denominado, O POVO BRASILEIRO PRECISA RECUPERAR A ESPERANÇA, é mais atual do que nunca.

Cf. em Mensagem da CNBB para o dia da Pátria - cancaonova.com - Windows Internet Explorer.
Anônimo disse…
Ei, pera aí! Hasteamento da Bandeira e desfile na Pça do Carmo? Não é a Pça da Matriz? O civil ai? Ele não conseguiu traçar seu caminho separado da Igreja? Aí, pelo que entendo, deve ter finalidade religiosa aos domingos. Estranho. Tudo acontecendo junto e ao mesmo tempo deve virar uma confusão. Está na ora de cortar o cordão umbilical, vocês não acham? Reinvidiquem dos candidatos um pensar sobre um Parque, que sirva também para eventos. Assim, cada um vai onde escolher e lhe agradar, sem atrapalhar o outro, não é assim que acontece nos lugares mais adiantados. Arrisquem a dar o passo em direção ao progresso, Vamos lá, pessoal ... ...
Anônimo disse…
Estamos de parabéns.É preciso de forma sistemática reacender em nosso povo a partir da criança e do adolescente o amor a admiração e o respeito pelo nosso Brasil, nossa Pátria. Um sentimento tão bonito e tão louvável como este e tantos outros de igual valor, mas que porém tão pouco cultuados e ensinados às nossas crianças nos dias de hoje. Nesse ponto devemos seguir o exemplo dos Estados Unidos. Em quase todas as casas e automóveis existe uma bandeirinha ou algum simbolo que retrata o respeito que eles têem pelo seu pais.
Anônimo disse…
Sim anônimo, estamos de PARABÉNS. Sabemos amar a terra em que nascemos e, não temos vergonha de demonstrar isto publicamente. É bom sentir-se contextuado, não? Eleva a dignidade, engrandece e torna-nos maiores, poderosos. É a força que exerce uma NAÇÃO sobre seus filhos muito amados. Nós temos que encher o peito ao dizer: BRASIL. Enchê-lo mais ainda, no PÁTRIA AMADA, BRASIL!!!!!
Gratos pela participação. Volte sempre. É um prazer recebê-lo em www.carmodacachoeira.blogspot.com

Mais lidas no site

Tabela Cronológica 10 - Carmo da Cachoeira

Tabela 10 - de 1800 até o Reino Unido - 1815 - Elevação do Brasil a Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves - 1815 ü 30/Jan – capitão Manuel de Jesus Pereira foi nomeado comandante da Cia. de Ordenanças da ermida de Campo Lindo; e ü instalada a vila de Jacuí . 1816 1816-1826 – Reinado de Dom João VI – após a Independência em 1822, D. João VI assumiu a qualidade e dignidade de imperador titular do Brasil de jure , abdicando simultaneamente dessa coroa para seu filho Dom Pedro I . ü Miguel Antônio Rates disse que pretendia se mudar para a paragem do Mandu . 1817 17/Dez – Antônio Dias de Gouveia deixou viúva Ana Teresa de Jesus . A família foi convocada por peritos para a divisão dos bens, feita e assinada na paragem da Ponte Falsa . 1818 ü Fazendeiros sul-mineiros requereram a licença para implementação da “ Estrada do Picu ”, atravessando a serra da Mantiqueira e encontrando-se com a que vinha da Província de São Paulo pelo vale do Paraíba em direção ao Rio de Janeiro, na alt...

A organização do quilombo.

O quilombo funcionava de maneira organizada, suas leis eram severas e os atos mais sérios eram julgados na Aldeia de Sant’Anna pelos religiosos. O trabalho era repartido com igualdade entre os membros do quilombo, e de acordo com as qualidades de que eram dotados, “... os habitantes eram divididos e subdivididos em classes... assim havia os excursionistas ou exploradores; os negociantes, exportadores e importadores; os caçadores e magarefes; os campeiro s ou criadores; os que cuidavam dos engenhos, o fabrico do açúcar, aguardente, azeite, farinha; e os agricultores ou trabalhadores de roça propriamente ditos...” T odos deviam obediência irrestrita a Ambrósio. O casamento era geral e obrigatório na idade apropriada. A religião era a católica e os quilombolas, “...Todas as manhãs, ao romper o dia, os quilombolas iam rezar, na igreja da frente, a de perto do portão, por que a outra, como sendo a matriz, era destinada ás grandes festas, e ninguém podia sair para o trabalho antes de cump...

A família do Pe. Manoel Francisco Maciel em Minas.

A jude-nos a contar a história de Carmo da Cachoeira. Aproveite o espaço " comentários " para relatar algo sobre esta foto, histórias, fatos e curiosidades. Assim como casos, fatos e dados históricos referentes a nossa cidade e região. Próxima imagem: Sete de Setembro em Carmo da Cachoeira em 1977. Imagem anterior: Uma antiga família de Carmo da Cachoeira.

Mais lidas nos últimos 30 dias

Ainda garoto, o Pe. Manoel F. Maciel ao colo do pai.

A jude-nos a contar a história de Carmo da Cachoeira. Aproveite o espaço " comentários " para relatar algo sobre esta foto, histórias, fatos e curiosidades. Assim como casos, fatos e dados históricos referentes a nossa cidade e região. Próxima imagem: A família do Pe. Manoel Francisco Maciel em Minas. Imagem anterior: Os Maciéis, uma família Brugre com muito orgulho.

A família do Pe. Manoel Francisco Maciel em Minas.

A jude-nos a contar a história de Carmo da Cachoeira. Aproveite o espaço " comentários " para relatar algo sobre esta foto, histórias, fatos e curiosidades. Assim como casos, fatos e dados históricos referentes a nossa cidade e região. Próxima imagem: Sete de Setembro em Carmo da Cachoeira em 1977. Imagem anterior: Uma antiga família de Carmo da Cachoeira.

Padre Manoel Francisco Maciel no pátio da escola.

A jude-nos a contar a história de Carmo da Cachoeira. Aproveite o espaço " comentários " para relatar algo sobre esta foto, histórias, fatos e curiosidades. Assim como casos, fatos e dados históricos referentes a nossa cidade e região. Próxima imagem: Mapa com as fazendas limítrofes. Imagem anterior: A antiga escola particular de Carmo da Cachoeira.

Distritos, fazendas, ermidas e patrimônios.

P ara este trabalho , só um olhar singelo sobre cada fazenda e uma busca para encontrar o ponto de religiosidade existente em cada uma. Pensou-se um pouco em sua história e a reconstruímos com imagens através de fotos e ilustrações. O primeiro documento estudado em relação a limites foi a Carta Patente de Criação da Companhia de Ordenanças de 1811 . D iferentes critérios foram utilizados para agrupar as nossas fazendas. Aqui citamos alguns destes trabalhos: Professor Wanderley F. Resende , Carta Patente de 1811 , relatório do juiz de paz Raphael dos Reis e Silva de 1842 ; Lei de Criação da Paróquia ( freguesia ) de 1857 ; Limites do Patrimônio da Paróquia de 1893 ; Álbum da Varginha , de 1917 e de 1918 ; Registro no tabelião de Varginha de 1922 ; além das citações encontradas em documentos e livros dispersos. I - As citadas pelo Prof. Wanderley são: - fazenda do Retiro ( fazenda Retiro ) ; - fazenda do Rancho ( fazenda Rancho ) ; e - sítio Cachoeira ( da Cachoeira ) . II - C...

O caso do escravo Lério sepultado no adro da Capela de São Bento do Campo Belo.

J osé Ferreira Godinho , negociante, morador no Rancho da Boa Vista , em 19 de julho de 1862, foi um dos peritos, junto com João Villela Fialho, morador na fazenda dos Pinheiros , foram os peritos nomeados no " Caso do escravo Lério ", sepultado no adro da Capella de São Bento do Campo Bello. O sacristão da referida capela era José Ignácio de Souza. O procurador dela, o tenente Francisco Ignácio de Souza. O documento, cuja inicial deu-se na fazenda Retiro em 20 de julho de 1862, registra alguns nomes e localizações, que podem auxiliar os estudiosos da região. Mostra que foram testemunhas no enterro do escravo Lério, Ignácio Lopes Guimarães, Antônio Gomes Martins e Antônio Lopes Guimarães. Assina o documento Aureliano José Mendes. Em outro momento e relacionado ao mesmo caso outras testemunhas são ouvidas: Jozé Boenno; Joaquim Thomaz; Mogango; Maria Albina mulher de Luís Francisco Motique; Pedro Bernardes da Costa; " Guerino Ferreira de Oliveira, 55 anos, natural e morad...

Mais Lidas nos Últimos Dias

Ainda garoto, o Pe. Manoel F. Maciel ao colo do pai.

A jude-nos a contar a história de Carmo da Cachoeira. Aproveite o espaço " comentários " para relatar algo sobre esta foto, histórias, fatos e curiosidades. Assim como casos, fatos e dados históricos referentes a nossa cidade e região. Próxima imagem: A família do Pe. Manoel Francisco Maciel em Minas. Imagem anterior: Os Maciéis, uma família Brugre com muito orgulho.

A família do Pe. Manoel Francisco Maciel em Minas.

A jude-nos a contar a história de Carmo da Cachoeira. Aproveite o espaço " comentários " para relatar algo sobre esta foto, histórias, fatos e curiosidades. Assim como casos, fatos e dados históricos referentes a nossa cidade e região. Próxima imagem: Sete de Setembro em Carmo da Cachoeira em 1977. Imagem anterior: Uma antiga família de Carmo da Cachoeira.

Padre Manoel Francisco Maciel no pátio da escola.

A jude-nos a contar a história de Carmo da Cachoeira. Aproveite o espaço " comentários " para relatar algo sobre esta foto, histórias, fatos e curiosidades. Assim como casos, fatos e dados históricos referentes a nossa cidade e região. Próxima imagem: Mapa com as fazendas limítrofes. Imagem anterior: A antiga escola particular de Carmo da Cachoeira.