Pular para o conteúdo principal

Encantamento pela Vida. O correr das crianças.

Lembra-se da árvore que existe próxima à sua casa?
Quando estava florida pela última vez?
Mostrou-se bela, exuberante aos seus filhos?

Consegue destacar, chamar a atenção para o belo canto de um pássaro sobrevivente no amontoado arquitetônico da cidade?
E o encanto da mãe amamentando seu filho?
E a velhinha acalentando e acariciando o seu velhinho, com a ternura de muitos anos?

Nós esquecemos!

Infelizmente esquecemos de ressaltar as coisas que podem despertar o encantamento pela vida.
Coitada da criança que ouve à sua volta apenas observações desairosas: "Esta vida é uma droga. Porcaria de vida, isto é somente sofrimento e dor".
E vêm para a mente das crianças as imagens de agressões, assaltos, sequestros, ameaças armadas, violências envolvendo o submundo das drogas e dos bandidos, oferecidas, em doses fartas, pela televisão. Parece que há uma intenção deliberada para diminuir a nossa auto-estima e nos deixar medrosos, desanimados da vida.

Basta!
Que venha o encantamento pela vida!

O arco-íris belamente desenhado no horizonte.

Encantamento pela vida.

O correr das crianças.
As paisagens da vida, o sol aquecendo este país e derramando energia sobre tudo e sobre todos nós.
Desperte em seus filhos o encantamento pela vida. Ajude os muitos que já pensam assim, a construir um mundo melhor, neste Século XXI.

Riacho, cachoeira, cascata, laguinho, chuva refrescante, mar límpido, com água que é o bem essencial: incentive, em seu filho, o encantamento pela vida.

O correr das crianças.
As paisagens da vida, o sol aquecendo este país e derramando energia sobre tudo e sobre todos nós.
Desperte em seus filhos o encantamento pela vida. Ajude os muitos que já pensam assim, a construir um mundo melhor, neste Século XXI.

Contatos com o autor pelos endereços eletrônicos:
rui.sol@bol.com.br
rui.sol@ambr.com.br

Comentários

Anônimo disse…
A SIMBIOSE É O PRECEITO DO MUNDO

Por que existo?
Por um espasmo do Nada?
Ou uma contração do Tudo?
De concreto, existo porque há biliões de anos algumas bactérias que tinham capacidades diferentes se reuniram e formaram um conjunto melhor: uma SIMBIOSE, chamada célula. Elas foram capazes de se reunir para formar organismos mais complexos e com aptidões melhores.
A SIMBIOSE é o preconceito do mundo!
Existo porque a concentração de oxigênio na atmosfera, a pressão e as variações de temperatura permanecem em níveis compatíveis com a vida.
Existo pela extraordinária energia do sol e pela admirável e espantosa capacidade das plantas em armazená-la sob a forma de açucares, amido e celulose.
Portanto, existo porque existe a natureza e ela não está disponibilizada para o controle, a dominação, a exploração e o uso indiscriminado.
Somos a natureza!
Às vezes, temos de nos expressar como aquele jovem despertando para o mundo: nem acredito no que vejo!
Realmente, é difícil aceitar e compreender que países que se colocam na liderança do mundo sejam os que mais poluem e, apesar de discursarem defendendo o meio ambiente, se recusem a assinar documentos e tratados com o compromisso de diminuir a emissão de gases poluentes. É um desrespeito à natureza, a todos nós.
Por que as matas ciliares das margens dos rios não são preservadas na sua passagem pelas cidades? Aliás, até no Brasil interiorano, mesmo nas fazendas, isto nem sempre é respeitado.
Por que se constroem edifícios e bairros sem espaço para as plantas, sem áreas delimitadas para as crianças brincarem, mas, sempre, com estacionamento para carros?
Por que modificar as sementes (transgênicas) para serem resistentes a um tipo de herbicida, ajudando a destruir as sementes naturais? Prevalece o lucro.
Qualquer grupo que estruture a sua maneira de ganhar dinheiro não respeita mais nada, não considera nenhum valor ético.
Ajude a natureza!
Participe da CONJUNÇÃO de esforços para transformar o mundo num lugar bom para todos viverem.


AS PARTES REUNIDAS FORMAM UM TODO
MELHOR QUE CADA UMA DELAS, É A SIMBIOSE - O PRECEITO DA VIDA.


A COMPETITIVIDADE É DESTRUTIVA, HÁ O DERROTADO. A SIMBIOSE É POSITIVA, HÁ CONJUNÇÃO e EQUIDADE.

Mais lidas no site

Tabela Cronológica 10 - Carmo da Cachoeira

Tabela 10 - de 1800 até o Reino Unido - 1815 - Elevação do Brasil a Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves - 1815 ü 30/Jan – capitão Manuel de Jesus Pereira foi nomeado comandante da Cia. de Ordenanças da ermida de Campo Lindo; e ü instalada a vila de Jacuí . 1816 1816-1826 – Reinado de Dom João VI – após a Independência em 1822, D. João VI assumiu a qualidade e dignidade de imperador titular do Brasil de jure , abdicando simultaneamente dessa coroa para seu filho Dom Pedro I . ü Miguel Antônio Rates disse que pretendia se mudar para a paragem do Mandu . 1817 17/Dez – Antônio Dias de Gouveia deixou viúva Ana Teresa de Jesus . A família foi convocada por peritos para a divisão dos bens, feita e assinada na paragem da Ponte Falsa . 1818 ü Fazendeiros sul-mineiros requereram a licença para implementação da “ Estrada do Picu ”, atravessando a serra da Mantiqueira e encontrando-se com a que vinha da Província de São Paulo pelo vale do Paraíba em direção ao Rio de Janeiro, na alt...

A organização do quilombo.

O quilombo funcionava de maneira organizada, suas leis eram severas e os atos mais sérios eram julgados na Aldeia de Sant’Anna pelos religiosos. O trabalho era repartido com igualdade entre os membros do quilombo, e de acordo com as qualidades de que eram dotados, “... os habitantes eram divididos e subdivididos em classes... assim havia os excursionistas ou exploradores; os negociantes, exportadores e importadores; os caçadores e magarefes; os campeiro s ou criadores; os que cuidavam dos engenhos, o fabrico do açúcar, aguardente, azeite, farinha; e os agricultores ou trabalhadores de roça propriamente ditos...” T odos deviam obediência irrestrita a Ambrósio. O casamento era geral e obrigatório na idade apropriada. A religião era a católica e os quilombolas, “...Todas as manhãs, ao romper o dia, os quilombolas iam rezar, na igreja da frente, a de perto do portão, por que a outra, como sendo a matriz, era destinada ás grandes festas, e ninguém podia sair para o trabalho antes de cump...

A família do Pe. Manoel Francisco Maciel em Minas.

A jude-nos a contar a história de Carmo da Cachoeira. Aproveite o espaço " comentários " para relatar algo sobre esta foto, histórias, fatos e curiosidades. Assim como casos, fatos e dados históricos referentes a nossa cidade e região. Próxima imagem: Sete de Setembro em Carmo da Cachoeira em 1977. Imagem anterior: Uma antiga família de Carmo da Cachoeira.

Mais lidas nos últimos 30 dias

Ainda garoto, o Pe. Manoel F. Maciel ao colo do pai.

A jude-nos a contar a história de Carmo da Cachoeira. Aproveite o espaço " comentários " para relatar algo sobre esta foto, histórias, fatos e curiosidades. Assim como casos, fatos e dados históricos referentes a nossa cidade e região. Próxima imagem: A família do Pe. Manoel Francisco Maciel em Minas. Imagem anterior: Os Maciéis, uma família Brugre com muito orgulho.

A família do Pe. Manoel Francisco Maciel em Minas.

A jude-nos a contar a história de Carmo da Cachoeira. Aproveite o espaço " comentários " para relatar algo sobre esta foto, histórias, fatos e curiosidades. Assim como casos, fatos e dados históricos referentes a nossa cidade e região. Próxima imagem: Sete de Setembro em Carmo da Cachoeira em 1977. Imagem anterior: Uma antiga família de Carmo da Cachoeira.

Padre Manoel Francisco Maciel no pátio da escola.

A jude-nos a contar a história de Carmo da Cachoeira. Aproveite o espaço " comentários " para relatar algo sobre esta foto, histórias, fatos e curiosidades. Assim como casos, fatos e dados históricos referentes a nossa cidade e região. Próxima imagem: Mapa com as fazendas limítrofes. Imagem anterior: A antiga escola particular de Carmo da Cachoeira.

Distritos, fazendas, ermidas e patrimônios.

P ara este trabalho , só um olhar singelo sobre cada fazenda e uma busca para encontrar o ponto de religiosidade existente em cada uma. Pensou-se um pouco em sua história e a reconstruímos com imagens através de fotos e ilustrações. O primeiro documento estudado em relação a limites foi a Carta Patente de Criação da Companhia de Ordenanças de 1811 . D iferentes critérios foram utilizados para agrupar as nossas fazendas. Aqui citamos alguns destes trabalhos: Professor Wanderley F. Resende , Carta Patente de 1811 , relatório do juiz de paz Raphael dos Reis e Silva de 1842 ; Lei de Criação da Paróquia ( freguesia ) de 1857 ; Limites do Patrimônio da Paróquia de 1893 ; Álbum da Varginha , de 1917 e de 1918 ; Registro no tabelião de Varginha de 1922 ; além das citações encontradas em documentos e livros dispersos. I - As citadas pelo Prof. Wanderley são: - fazenda do Retiro ( fazenda Retiro ) ; - fazenda do Rancho ( fazenda Rancho ) ; e - sítio Cachoeira ( da Cachoeira ) . II - C...

O caso do escravo Lério sepultado no adro da Capela de São Bento do Campo Belo.

J osé Ferreira Godinho , negociante, morador no Rancho da Boa Vista , em 19 de julho de 1862, foi um dos peritos, junto com João Villela Fialho, morador na fazenda dos Pinheiros , foram os peritos nomeados no " Caso do escravo Lério ", sepultado no adro da Capella de São Bento do Campo Bello. O sacristão da referida capela era José Ignácio de Souza. O procurador dela, o tenente Francisco Ignácio de Souza. O documento, cuja inicial deu-se na fazenda Retiro em 20 de julho de 1862, registra alguns nomes e localizações, que podem auxiliar os estudiosos da região. Mostra que foram testemunhas no enterro do escravo Lério, Ignácio Lopes Guimarães, Antônio Gomes Martins e Antônio Lopes Guimarães. Assina o documento Aureliano José Mendes. Em outro momento e relacionado ao mesmo caso outras testemunhas são ouvidas: Jozé Boenno; Joaquim Thomaz; Mogango; Maria Albina mulher de Luís Francisco Motique; Pedro Bernardes da Costa; " Guerino Ferreira de Oliveira, 55 anos, natural e morad...

Mais Lidas nos Últimos Dias

Ainda garoto, o Pe. Manoel F. Maciel ao colo do pai.

A jude-nos a contar a história de Carmo da Cachoeira. Aproveite o espaço " comentários " para relatar algo sobre esta foto, histórias, fatos e curiosidades. Assim como casos, fatos e dados históricos referentes a nossa cidade e região. Próxima imagem: A família do Pe. Manoel Francisco Maciel em Minas. Imagem anterior: Os Maciéis, uma família Brugre com muito orgulho.

A família do Pe. Manoel Francisco Maciel em Minas.

A jude-nos a contar a história de Carmo da Cachoeira. Aproveite o espaço " comentários " para relatar algo sobre esta foto, histórias, fatos e curiosidades. Assim como casos, fatos e dados históricos referentes a nossa cidade e região. Próxima imagem: Sete de Setembro em Carmo da Cachoeira em 1977. Imagem anterior: Uma antiga família de Carmo da Cachoeira.

Padre Manoel Francisco Maciel no pátio da escola.

A jude-nos a contar a história de Carmo da Cachoeira. Aproveite o espaço " comentários " para relatar algo sobre esta foto, histórias, fatos e curiosidades. Assim como casos, fatos e dados históricos referentes a nossa cidade e região. Próxima imagem: Mapa com as fazendas limítrofes. Imagem anterior: A antiga escola particular de Carmo da Cachoeira.