Pular para o conteúdo principal

Ave Maria na Igreja Matriz N. Srª. Carmo

Recital de Piano e Canto em Carmo da Cachoeira

Além do pianista Francis Vilela e das mezzo-sopranos Larissa Amaral e Maisa Nascimento, durante a apresentação do tema Berceuse da Suíte Dolly, de Gabriel Fauré houve a participação especial do pianista Hélcio Barone Júnior, formado pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade São Paulo.

Um momento especial, raro, em que os espectadores puderam apreciar uma apresentação de pianos a quatro mãos.

A Ave Maria, ou ave-maria, também chamada de Saudação Angélica, é uma oração, que saúda a Virgem Maria baseada nos episódios da Anunciação e da Visitação (Lucas 1:28-42). Segundo São Luís Maria Gringnon de Montfort, cada vez que se reza a Ave Maria, a Virgem Maria no céu louva a Deus por nós com seu canto, o Magnificat 

A Ave Maria é repetida várias vezes na recitação do Santo Rosário, uma oração completa, porque nela reside a história da nossa salvação ao meditar os mistérios da vida de Jesus e Maria; incluindo as orações, do Credo; o Pai Nosso, a Ave Maria e o Glória. Em todas as aparições, a Virgem Maria convidou a rezar o terço para a divulgação do bem; para a paz, e para obter muitas graças para si mesmos e para os outros. Na conversão e crescimento espiritual. "Mediante o Rosário o crente alcança a graça em abundância, como se a recebesse das mesmas mãos da Mãe do Redentor".

Ave Maria de Franz Schubert

Ave maria
Gratia plena
Maria, gratia plena
Maria, gratia plena
Ave, ave dominus

Dominus tecum
Benedicta tu in mulieribus
Et benedictus
Benedictus fructus fructus ventris,
Ventris tui, iesus
Ave maria

Sancta maria
Mater dei
Ora pro nobis peccatoribus
Ora, ora pro nobis
Ora, ora pro nobis, peccatoribus

Nunc et in hora mortis
In hora mortis nostrae
In hora mortis mortis nostrae
In hora mortis nostrae
Ave maria





Comentários

Anônimo disse…
Bravo! Bravo! Bravo!
Foi o que mais ouvi lá. Será que é elogio?
Anônimo disse…
Só porque este projeto partilha está junto com o Gapa, levaram um cão ao Recital?
Anônimo disse…
Obrigado pessoal, que de forma voluntária está mostrando a beleza do canto e da música.
Anônimo disse…
Igreja combina com Recital. O espaço é de todos e para todos. Obrigado, Pe. André por ceder o espaço.
Anônimo disse…
Que surpresa. Piano a quatro mãos.
Anônimo disse…
Isso é pra quem pode. Carmo da Cachoeira pode. Ela é mais, mais com seus valores humanos.
Anônimo disse…
Que festival de inverno, qual nada. Carmo da Cachoeira tem sua maneira própria de mostrar seus valores. A Igreja está com as portas escancaradas.
Anônimo disse…
Posso rezar e agradecer a Deus pelos momentos de profundidade que vivi durante o espetáculo?
Sei rezar assim: Que meu Eu, no mesmo passo, possa estar com o Seu, para que caminhemos como Reis e Rainhas com todas as outras criaturas.

Abençoe estes artistas. Amém.
Anônimo disse…
Já pensou este álbum num telão? Sow pra ninguém botar defeito.
Anônimo disse…
Pra trazer artista de fora aqui tem que pensar muito. Não é qualquer um que serve. Temos os nossos e não abrimos mão deles.
Anônimo disse…
Ai juntou beleza e competência, nossa mãe...protegei a gente. Olho gordo é o que não falta.
Anônimo disse…
Programão. O ideal é que em novas apresentações se escolha finais de semana. Eu, por exemplo, tinha cliente em meu consultorio, e deixei de ir, com dor no coração.
Por favor, considere meu pedido.
Anônimo disse…
Concordo com o anônimo que pede finais de semana.
Anônimo disse…
Queria estar lá para gritar: Bravo, Bravo, no entanto foi em dia de semana e moro em Varginha.
Anônimo disse…
Quanto charme. O pessoal tem postura e estilo. Parabéns cachoeirenses. Vamos ver se vocês fazem contato com a Casa da Cultura de Três Corações. Aqui se faz Cultura e certamente nós, Tricordianos, possamos viver os momentos apontados pelos que deixaram seus comentários.
Anônimo disse…
Li o comentário acima. Concordo. Acho que este trabalho tem que ser regionalizado, expandido. Porque este pessoal não divulga seus vídeos e fotos num site?
Anônimo disse…
Empresários, cadê vocês que não estão enxergando essa gente????? ou não se fazem mais empresários como antigamente????
Anônimo disse…
Uaí, poderia ir também em emissóras católicas. Tem as missas retransmitadas por muitas. Nessas missas, vejo sempre gente de muitos pontos do Brasil. Porque não se faz esse contato? marca o dia da missa e esses artistas nos representarão. Vai ser um show.
Anônimo disse…
Francis, Larissa e Maisa, saibam que voces são bons. Divulguem seu trabalho.
Anônimo disse…
Olhe só a política café com leite. USP mais Universidade de BH, também na arte.
Anônimo disse…
Nossa. Cachoeira, berço da arte. É no desenho, é na música, é na arquitetura: nas antigas preservadas e nas modernas que vi no blog. Através desse evento contagiante, deixo, daqui de muito longe, meus parabéns. O universo agradece.
Anônimo disse…
Tenho meus bisavós nascidos aí. Meus avós não mais, só no coração e na alma. Eu, pessoalmente de longe, sigo os passos dados pela cidade. Obrigado aos organizadores do evento e do blog. Uma porta se abriu para os filhos distantes que guardam até hoje, as histórias contadas pelos mais velhos e à beira da cama na ora de falar com Deus agradecendo pelo dia.
Anônimo disse…
Refrigério, amor harmonia. Tudo o que mundo precisa. Aqui, num grande centro, voces não podem imaginar o que é ter acesso ao belo manifestado por este blog. Sou descendentes de antigas famílias da região: Os Barreiros. Soube por estar organizando minha árvore genealógica. Um dia vou conhecer essa Carmo da Canchoeira cantada em verso, prosa, música, desenho.
Anônimo disse…
"Outros dias virão, será entendido
O silêncio de plantas e planetas".
Em Cachoeira o futuro é agora. Esse silêncio colocado por Pablo Neruda e interpretado por Ana Maria Gomide se fez presente durante o Recital.
Parabéns aos artistas. Parabéns aos divulgadores.
Anônimo disse…
Fui atraído a este blog buscando "Mendelssohn". Olhei no mapa e vi o quanto distante estou de vocês. O coração e a arte nos une. Obrigado por tê-los no planeta, obrigado pelo blog de me proporcionou esse contato com o belo, e num templo morada do Sagrado, do Divino.
Anônimo disse…
Momento planatário de impulso.
Ouvi, e o blog me proporcionou oportunidade de ler, na tranquilidade de minha casa, o que Pablo Neruda disse, através da voz de Ana Maria Gomide:
"Cantas e o sol e o céu com teu canto
tua voz debulha o cereal do dia,
falam os pinheiros com sua lingua verde(...). Brigadão a todos.
Unknown disse…
Agradecemos o apoio e incentivo de todos.Com certeza estaremos empenhados em proporcionar-lhes bons momentos através da música.
Saibam que estamos muito felizes e emocionados, por ver o reconhecimento de nosso trabalho.
Fazemos com o coração e com a alma.
Faremos o possível em atender os pedidos para que este evento se realize aos finais de semana.
Obrigada a todos os remetentes dos comentários, serão sempre bem vindos!!!

Fiquem com Deus...

Mais lidas no site

Tabela Cronológica 10 - Carmo da Cachoeira

Tabela 10 - de 1800 até o Reino Unido - 1815 - Elevação do Brasil a Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves - 1815 ü 30/Jan – capitão Manuel de Jesus Pereira foi nomeado comandante da Cia. de Ordenanças da ermida de Campo Lindo; e ü instalada a vila de Jacuí . 1816 1816-1826 – Reinado de Dom João VI – após a Independência em 1822, D. João VI assumiu a qualidade e dignidade de imperador titular do Brasil de jure , abdicando simultaneamente dessa coroa para seu filho Dom Pedro I . ü Miguel Antônio Rates disse que pretendia se mudar para a paragem do Mandu . 1817 17/Dez – Antônio Dias de Gouveia deixou viúva Ana Teresa de Jesus . A família foi convocada por peritos para a divisão dos bens, feita e assinada na paragem da Ponte Falsa . 1818 ü Fazendeiros sul-mineiros requereram a licença para implementação da “ Estrada do Picu ”, atravessando a serra da Mantiqueira e encontrando-se com a que vinha da Província de São Paulo pelo vale do Paraíba em direção ao Rio de Janeiro, na alt...

A organização do quilombo.

O quilombo funcionava de maneira organizada, suas leis eram severas e os atos mais sérios eram julgados na Aldeia de Sant’Anna pelos religiosos. O trabalho era repartido com igualdade entre os membros do quilombo, e de acordo com as qualidades de que eram dotados, “... os habitantes eram divididos e subdivididos em classes... assim havia os excursionistas ou exploradores; os negociantes, exportadores e importadores; os caçadores e magarefes; os campeiro s ou criadores; os que cuidavam dos engenhos, o fabrico do açúcar, aguardente, azeite, farinha; e os agricultores ou trabalhadores de roça propriamente ditos...” T odos deviam obediência irrestrita a Ambrósio. O casamento era geral e obrigatório na idade apropriada. A religião era a católica e os quilombolas, “...Todas as manhãs, ao romper o dia, os quilombolas iam rezar, na igreja da frente, a de perto do portão, por que a outra, como sendo a matriz, era destinada ás grandes festas, e ninguém podia sair para o trabalho antes de cump...

A família do Pe. Manoel Francisco Maciel em Minas.

A jude-nos a contar a história de Carmo da Cachoeira. Aproveite o espaço " comentários " para relatar algo sobre esta foto, histórias, fatos e curiosidades. Assim como casos, fatos e dados históricos referentes a nossa cidade e região. Próxima imagem: Sete de Setembro em Carmo da Cachoeira em 1977. Imagem anterior: Uma antiga família de Carmo da Cachoeira.

Mais lidas nos últimos 30 dias

Ainda garoto, o Pe. Manoel F. Maciel ao colo do pai.

A jude-nos a contar a história de Carmo da Cachoeira. Aproveite o espaço " comentários " para relatar algo sobre esta foto, histórias, fatos e curiosidades. Assim como casos, fatos e dados históricos referentes a nossa cidade e região. Próxima imagem: A família do Pe. Manoel Francisco Maciel em Minas. Imagem anterior: Os Maciéis, uma família Brugre com muito orgulho.

A família do Pe. Manoel Francisco Maciel em Minas.

A jude-nos a contar a história de Carmo da Cachoeira. Aproveite o espaço " comentários " para relatar algo sobre esta foto, histórias, fatos e curiosidades. Assim como casos, fatos e dados históricos referentes a nossa cidade e região. Próxima imagem: Sete de Setembro em Carmo da Cachoeira em 1977. Imagem anterior: Uma antiga família de Carmo da Cachoeira.

Padre Manoel Francisco Maciel no pátio da escola.

A jude-nos a contar a história de Carmo da Cachoeira. Aproveite o espaço " comentários " para relatar algo sobre esta foto, histórias, fatos e curiosidades. Assim como casos, fatos e dados históricos referentes a nossa cidade e região. Próxima imagem: Mapa com as fazendas limítrofes. Imagem anterior: A antiga escola particular de Carmo da Cachoeira.

Distritos, fazendas, ermidas e patrimônios.

P ara este trabalho , só um olhar singelo sobre cada fazenda e uma busca para encontrar o ponto de religiosidade existente em cada uma. Pensou-se um pouco em sua história e a reconstruímos com imagens através de fotos e ilustrações. O primeiro documento estudado em relação a limites foi a Carta Patente de Criação da Companhia de Ordenanças de 1811 . D iferentes critérios foram utilizados para agrupar as nossas fazendas. Aqui citamos alguns destes trabalhos: Professor Wanderley F. Resende , Carta Patente de 1811 , relatório do juiz de paz Raphael dos Reis e Silva de 1842 ; Lei de Criação da Paróquia ( freguesia ) de 1857 ; Limites do Patrimônio da Paróquia de 1893 ; Álbum da Varginha , de 1917 e de 1918 ; Registro no tabelião de Varginha de 1922 ; além das citações encontradas em documentos e livros dispersos. I - As citadas pelo Prof. Wanderley são: - fazenda do Retiro ( fazenda Retiro ) ; - fazenda do Rancho ( fazenda Rancho ) ; e - sítio Cachoeira ( da Cachoeira ) . II - C...

O caso do escravo Lério sepultado no adro da Capela de São Bento do Campo Belo.

J osé Ferreira Godinho , negociante, morador no Rancho da Boa Vista , em 19 de julho de 1862, foi um dos peritos, junto com João Villela Fialho, morador na fazenda dos Pinheiros , foram os peritos nomeados no " Caso do escravo Lério ", sepultado no adro da Capella de São Bento do Campo Bello. O sacristão da referida capela era José Ignácio de Souza. O procurador dela, o tenente Francisco Ignácio de Souza. O documento, cuja inicial deu-se na fazenda Retiro em 20 de julho de 1862, registra alguns nomes e localizações, que podem auxiliar os estudiosos da região. Mostra que foram testemunhas no enterro do escravo Lério, Ignácio Lopes Guimarães, Antônio Gomes Martins e Antônio Lopes Guimarães. Assina o documento Aureliano José Mendes. Em outro momento e relacionado ao mesmo caso outras testemunhas são ouvidas: Jozé Boenno; Joaquim Thomaz; Mogango; Maria Albina mulher de Luís Francisco Motique; Pedro Bernardes da Costa; " Guerino Ferreira de Oliveira, 55 anos, natural e morad...

Mais Lidas nos Últimos Dias

Ainda garoto, o Pe. Manoel F. Maciel ao colo do pai.

A jude-nos a contar a história de Carmo da Cachoeira. Aproveite o espaço " comentários " para relatar algo sobre esta foto, histórias, fatos e curiosidades. Assim como casos, fatos e dados históricos referentes a nossa cidade e região. Próxima imagem: A família do Pe. Manoel Francisco Maciel em Minas. Imagem anterior: Os Maciéis, uma família Brugre com muito orgulho.

A família do Pe. Manoel Francisco Maciel em Minas.

A jude-nos a contar a história de Carmo da Cachoeira. Aproveite o espaço " comentários " para relatar algo sobre esta foto, histórias, fatos e curiosidades. Assim como casos, fatos e dados históricos referentes a nossa cidade e região. Próxima imagem: Sete de Setembro em Carmo da Cachoeira em 1977. Imagem anterior: Uma antiga família de Carmo da Cachoeira.

Padre Manoel Francisco Maciel no pátio da escola.

A jude-nos a contar a história de Carmo da Cachoeira. Aproveite o espaço " comentários " para relatar algo sobre esta foto, histórias, fatos e curiosidades. Assim como casos, fatos e dados históricos referentes a nossa cidade e região. Próxima imagem: Mapa com as fazendas limítrofes. Imagem anterior: A antiga escola particular de Carmo da Cachoeira.