Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de janeiro, 2010

Sagrada Família em Carmo da Cachoeira.

Ajude-nos a contar a história de Carmo da Cachoeira. Aproveite o espaço "comentários" para relatar algo sobre esta foto, histórias, fatos e curiosidades. Assim como casos, fatos e dados históricos referentes a nossa cidade e região. Foto:  Evando Pazzini - 2009 Próxima imagem: Imagem anterior: Coral da Comunidade São Pedro de Rates.

Pe. André, Leonor Rizzi e as crianças;

Ajude-nos a contar a história de Carmo da Cachoeira. Aproveite o espaço "comentários" para relatar algo sobre esta foto, histórias, fatos e curiosidades. Assim como casos, fatos e dados históricos referentes a nossa cidade e região. Foto:  Evando Pazzini  - 2009 Próxima imagem: Imagem anterior: Coral da Comunidade São Pedro de Rates.

Quando a comunidade se une.

Ajude-nos a contar a história de Carmo da Cachoeira. Aproveite o espaço "comentários" para relatar algo sobre esta foto, histórias, fatos e curiosidades. Assim como casos, fatos e dados históricos referentes a nossa cidade e região. Foto:  Evando Pazzini  - 2009 Próxima imagem: Imagem anterior: Coral da Comunidade São Pedro de Rates.

Coral da Comunidade São Pedro de Rates.

O evento ocorreu no encerramento geral da Novena de Natal. A Igreja é a Matriz de Carmo da Cachoeira. Crianças e adultos monitores vestem camiseta comum com tema "Coral Infanto Juvenil". Comunidade Paroquial São Pedro de Rates. Carmo da Cachoeira, Minas Gerais. Foto:  Evand o Pazzini  - 2009 Próxima imagem: Imagem anterior: A transcrição do imóvel do pasto de Izalina.

Duque de Caxias e Carmo da Cachoeira

Encontram-se arquivados na sede do Museu da Justiça do Estado do Rio de Janeiro , interessantes documentos históricos, que nos falam muito de perto. São livros judiciários e processos: justificação; testamentos; inventários; ações de liberdade; autos de arrecadação; partilhas amigável; notificações referentes as Comarcas da própria capital; de Valença; Parati; Petrópolis; Cabo Frio; Niterói; Cantagalo. Encontramos neste arquivo, por exemplo, o inventário do Marques de Baependi , no ano de 1847. Lá está também, o inventário de Duque de Caxias - Luis Alves de Lima e Silva, inventariado em 1881. Porque lembrar de Duque de Caxias em Carmo da Cachoeira? Quem ouviu a poesia O Tropeiro de Carmo da Cachoeira , certamente foi levado a perceber a presença do Duque pelos mesmos caminhos trilhados por André, o tropeiro. Outro dado que não nos permite esquecer o personagem são os relatos vindos de antigos moradores. A referência leva-nos sempre a uma casa centenária, e presente na Praça do C...

Na busca de informações sobre o Pe. Zequinha.

de: Elina Neri 4š - 4þ Meu nome é Elina Neri e sou neta da irmã do padre Zequinha , Albertina Neri de Souza , portanto o padre era meu tio-avô. Não o conheci, estou fazendo pesquisas sobre ele já faz algum tempo. Sou escritora infantil e agora comecei escrever um livro para adultos onde constará fatos da vida do padre. Pretendo ir à Carmo da Cachoeira para obter mais informações, mas antes gostaria de saber onde ele morou antes de ir para esta cidade. Podem entrar em contato comigo através do e-mail: eliana.neri@uol.com.br Para saber mais sobre mim é só visitar minha página .

Singela imagem de criança no altar.

O Coral Infanto Juvenil fez várias apresentações durante liturgias natalinas. Esta imagem corresponde a do dia 20 de dezembro na Igreja Matriz, portanto de Nossa Senhora do Carmo, Carmo da Cachoeira Minas Gerais. O encerramento da Novena de Natal na referida cidade deu-se em dois momentos. O primeiro, que encerrava a novena em nível de todo paroquiato. Outra em nível regional. Este ocorreu no dia 24 de dezembro, às 16:30hs., junto a Presépio comunitário montado nas Terras de São Pedro de Rates. O uniforme do grupo mantêm o símbolo do Coral grafado nas costas e é o que se apresenta ao fundo da imagem do dia de hoje. Foto:  Evando Pazzini  - 2009 Próxima imagem: Imagem anterior: A transcrição do imóvel do pasto de Izalina.

Mais Lidas nos Últimos Dias

Carmo da Cachoeira: A Fronteira entre SP e Minas

Padre Gilberto Paiva, apresentando a obra "O Clero Paulista no Sul de Minas: 1801-1900", de autoria do Pe. Hiansen Vieira Franco: O Estado de Minas Gerais apresenta certas particularidades históricas no seu processo formativo, que fogem ao padrão de outros estados da federação. Sem contar os movimentos contestatários e independentistas no período colonial e o desenvolvimento da arquitetura barroca no século XVIII, Minas tem algo de diferente. O povo mineiro é o povo que mais emigra no Brasil, só perdendo para o povo nordestino, somados os nove estados que formam esta região do país. Paralelamente ao movimento de saída do estado, os mineiros recebem diversas influências, sobretudo dos estados vizinhos. O Triângulo Mineiro tem suas peculiaridades, que incluem ideias separatistas. Enquanto a Bahia exerce influência sobre o norte do estado, a Zona da Mata e a região de Juiz de Fora são influenciadas pelo Rio de Janeiro . Por fim, o Sul de Minas , que recebe forte influência d...

Tabela Cronológica 10 - Carmo da Cachoeira

Tabela 10 - de 1800 até o Reino Unido - 1815 - Elevação do Brasil a Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves - 1815 ü 30/Jan – capitão Manuel de Jesus Pereira foi nomeado comandante da Cia. de Ordenanças da ermida de Campo Lindo; e ü instalada a vila de Jacuí . 1816 1816-1826 – Reinado de Dom João VI – após a Independência em 1822, D. João VI assumiu a qualidade e dignidade de imperador titular do Brasil de jure , abdicando simultaneamente dessa coroa para seu filho Dom Pedro I . ü Miguel Antônio Rates disse que pretendia se mudar para a paragem do Mandu . 1817 17/Dez – Antônio Dias de Gouveia deixou viúva Ana Teresa de Jesus . A família foi convocada por peritos para a divisão dos bens, feita e assinada na paragem da Ponte Falsa . 1818 ü Fazendeiros sul-mineiros requereram a licença para implementação da “ Estrada do Picu ”, atravessando a serra da Mantiqueira e encontrando-se com a que vinha da Província de São Paulo pelo vale do Paraíba em direção ao Rio de Janeiro, na alt...

A História de Carmo da Cachoeira: O Resgate de Leonor Rizzi

A professora Leonor Rizzi dedicou-se a organizar dados que resgatassem a origem mais remota da ocupação europeia na região que viria a ser Carmo da Cachoeira . Por isso, tomou como marco inicial de suas Tabelas Cronológicas a trajetória do nome Rattes , ligado à primeira família europeia conhecida na área. As Tabelas Cronológicas 1 e 2, aqui unificadas, procuram situar Carmo da Cachoeira dentro de uma linha do tempo ampla, que vai das tradições medievais ligadas a São Pedro de Rates até o ciclo do pau-brasil e da cana-de-açúcar no Brasil . publicado originalmente em 21 de janeiro de 2008 Dos primórdios até o ciclo do pau-brasil Tabelas Cronológicas 1 e 2 unificadas A leitura de longo prazo proposta por Leonor Rizzi começa no campo da tradição cristã. No ano 44 , conta-se que Santiago, apóstolo , teria passado pela serra de Rates e sagrado Pedro de Rates como primeiro bispo de Braga . Essa figura, ligada ao imaginário medieval, é um dos fios que mais tarde aproximariam o topôn...